7 surpreendentes estatísticas do Instagram

[wtr-time]
Estar antenado com as principais tendências e inovações em redes sociais é o primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida no Instagram.

O que um concorrente faz no Snapchat, por exemplo, pode ser aproveitado para alavancar o engajamento no Insta, assim como uma novidade do Twitter pode ser rapidamente incorporada à rede social de imagens de maior sucesso.

Mas, além dessa visão de mercado, você também precisa pautar suas decisões em dados, afinal, eles trazem uma série de insights que podem (e devem) ser considerados no momento de definir seu planejamento estratégico de redes sociais.

No post de hoje, você confere 7 estatísticas surpreendentes que vão te ajudar a ter melhores resultados no Instagram. Segue com a gente?

#01 – 70% das empresas usam o Instagram

O crescimento da base de usuários do Instagram é surpreendente, ainda mais quando observamos o número de empresas que fazem uso da rede social: 70% das organizações estadunidenses.

O fato é ainda mais curioso se compararmos com o número de empresas que têm uma company page no Linkedin, a maior rede social profissional da atualidade: apenas 57%.

A adesão massiva à plataforma revela o interesse das empresas em compartilhar conteúdos visuais interessantes, diversificar estratégias de marketing e alcançar um público altamente engajado.

A integração com o Facebook e a possibilidade de anunciar facilmente em ambas plataformas podem ser outros fatores decisivo para o aumento do número de empresas no Instagram.

Se a sua empresa ainda não marcou presença por lá, a hora é agora!

#02 – 30% dos usuários compraram um produto que conheceram no Instagram

E-commerces e lojas em geral podem beneficiar-se de uma página corporativa no Instagram, pois é possível mostrar os produtos sob diversos ângulos com fotos e vídeos inovadores. Vale até fazer publicidade com vídeos verticais, que são a febre do momento.

E por que vale a pena postar fotos de produtos no Instagram? Por que 30% dos usuários compraram algo que conheceram na plataforma, segundo dados do Yotpo.

#03 – 80% dos usuários interagem com pelo menos uma marca

Não é novidade que as redes sociais fomentam a interação entre consumidores e marcas. A facilidade de contato, aliada à mobilidade dos aplicativos para smartphones, faz das mídias sociais excelentes canais de comunicação.

Analisando os benefícios do Instagram Business, podemos perceber que essa rede social é ainda mais atrativa quando se fala em atendimento, pois é possível agregar outras formas de contato, como um número de telefone.

Por esse motivo, 80% do usuários da plataforma interagem com pelo menos uma empresa, sendo que 60% deles estão interessados em saber mais sobre um produto ou serviço.

#04 – Mais de 1 milhão de usuários visitaram um site a partir do Instagram

Essa é outra estatística sobre o Instagram que não pode passar despercebida: mais de 1 milhão de usuários da rede social visitaram um site a partir da plataforma ou entraram em contato para saber mais a respeito de uma oferta.

Isso significa que o Instagram é uma excelente fonte de tráfego para o site da empresa, seja pública ou privada, de produtos ou serviços.

O que faz com que os usuários tomem essa atitude? Publicações únicas, verdadeiras, que transmitam a mensagem central da empresa e carreguem consigo os valores que a sua marca propaga.

#05 – A receita de publicidade móvel do Instagram deve chegar a 6,84 bilhões de dólares

O direcionamento para a experiência móvel do Instagram tem rendido bons frutos para a empresa e a estimativa é de que a arrecadação por publicidade em dispositivos móveis quase duplique de 2017 para 2018.

A previsão é de uma receita de 6,84 bilhões de dólares, contra 3,64 em 2017, o que nos diz como as empresas têm investido na plataforma para ganhar visibilidade e gerar mais negócios.

Daqui em diante, a tendência é que a concorrência por visibilidade se torne tão difícil quanto no Facebook ou no Google, portanto, não espere mais para promover a sua marca!

#06 – O tamanho dos vídeos no Instagram cresceu 67%
Lembra que no início os vídeos no Instagram podiam ter apenas 15 segundos de duração? O trabalho para tornar cada vídeo único, interessante e informativo era realmente desafiador.

Pois bem, o cenário mudou e agora a média de duração de um vídeo no Instagram é de 25 segundos, o que significa um aumento de 67% no tempo dedicado a atrair, encantar e converter leads e clientes.

#07 – 25% dos anúncios no Instagram são vídeos

Se você pretende investir em anúncios no Instagram, saiba que 25% de toda a publicidade veiculada na plataforma está no formato de vídeo.

A porcentagem ainda não é tão expressiva porque até bem pouco tempo atrás, produzir um vídeo não era muito fácil. Mas agora, com a quantidade de recursos disponíveis, inclusive em smartphones, o número deve subir aceleradamente.

Uma dica para fazer valer cada real investido em anúncios de vídeo é legendá-los, pois a maioria dos usuários (85%) assiste aos vídeos sem som.

ESCRITO POR
Gleidson Lopes CEO da Agência Aroba Digital. Entenda porque seu site não traz resultados, sou especialista em transformar pequenos sites em grandes potências de venda na internet.