Psicologia e mídia social

As inúmeras fotos, vídeos e outros conteúdos que compartilho nas mídias sociais geralmente parecem ser irrelevantes, mas eles realmente importam. Eles ativam partes de nós que nos separam de outros animais: nossos complexos vícios, ansiedades e delícias.

Se entendemos como a psicologia desempenha um papel nas redes sociais, podemos começar a usar essas descobertas para causar impactos maiores em nosso público.

Ciência de mídia social: Dopamina e oxitocina

O hábito impulsivo de usar as mídias sociais não é apenas “na nossa cabeça”. Ele é muito conduzido por dois produtos químicos que existem no cérebro: dopamina e oxitocina.

Dopamina

A dopamina é ativada pela novidade, por pequenas surpresas e por recompensas esperadas – essencialmente tudo o que acontece nas plataformas de redes sociais.

O desenho da dopamina é tão forte que o estudo indicou que o Twitter é mais difícil para os indivíduos resistir do que os cigarros e bebidas alcoólicas.

Oxitocina

A oxitocina também é conhecida como “a substância do afago” porque é descarregada quando você beija ou abraça.

Ou, por outro lado … tweet. Em 10 minutos de tempo de rede social baseado na web, os níveis de oxitocina podem subir até 13% – um aumento hormonal proporcional a algumas pessoas no dia do casamento.

Atividades de mídia social: por que publicamos, reagem e observamos

Pessoalmente, as pessoas dedicam cerca de 30 a 40% de todas as conversas para se discutirem. No entanto, on-line, esse número salta para cerca de 80% … Esse é um salto enorme!

Por quê? Falar de perto e pessoal é caótico e envolvido – não temos tempo para considerar o que indicar, precisamos perceber comandos faciais e outras formas de comunicação não verbal.

Na web, temos tempo para desenvolver e refinar. Isto é o que os psicólogos chamam de auto-introdução: situando-se da maneira que você precisa para ser visto.

O sentimento que recebemos da auto-apresentação é tão forte que a revisão do seu próprio perfil do Facebook pode dar-lhe um impulso de confiança.

 

ESCRITO POR
Gleidson Lopes CEO da Agência Aroba Digital. Entenda porque seu site não traz resultados, sou especialista em transformar pequenos sites em grandes potências de venda na internet.